A empresa com o slogan “viva sem medo”, mas que se esconde no extremo medo de falar a verdade para o consumidor. E pior, além de problemas de transparência, chega ao ponto de agir de má fé com o consumidor.
Chegou a atualização (Capítulo 2) da empresa Empresa Elements! Quem acompanha o canal e o site sabe que publicamos aqui um “Elements entra na lista negra“. Será que melhorou? Na época eram 386 reclamações da empresa no ReclameAqui nos últimos 6 meses, notas vermelhas no ML e péssima reputação em outros mktplaces.
Mas vamos dar um braço a torçer, quem sabe era pelo alto fluxo da black friday e vendas de final de ano não é mesmo? Agora quem sabe em março/24 (Dia 21), já conseguimos verificar se já voltaram a normalidade, foi apenas algo pontual e melhoraram o atendimento.
Quem espera isso, infelizmente esta bem equivocado. Pelo contrário, aumentou o número de reclamações da empresa. Agora são 397 (crescimento 3%) – atualizadas – mas vale mencionar que chegou a bater +420 reclamações em janeiro).
Análise dos dados:
Apesar de responderem o RA, os consumidores que voltariam a fazer negócios, ficam em cerca de 40% dos consumidores. Já a nota do consumidor final para a marca fica em 4.73 de 10,00 (máximo). O que mostra que a marca realmente não consegue resolver problemas ao ponto de converter usuários para continuar apostando nos produtos da empresa.
São diversas reclamações repetidas que se baseiam principalmente em 3 pilares: Logística (prazos de entrega não cumpridos), suporte pós venda mediocre e qualidade de produtos (chegaram com defeitos ou já apresentaram defeitos após os primeiros dias/meses de uso).
No Mercado Livre, a reputação da loja continua a mesma (tarja VERMELHA), ela fica em ÚLTIMO nas recomendações de compra de produtos da marca em qualquer loja dentro do mktplace. Se tiver 30 vendedores vendendo produtos elements, a loja da marca fica em último na lista no mercado livre. Uma informação útil que o Mercado livre oferece ao consumidor de “lojas para se evitar/não comprar“.
No Magalu, a Sparta Gamer Shop, que é um outro CNPJ da Elements que vende para pessoa física, também tem uma nota péssima no atendimento.
No Chat da própria empresa, o atendimento é tão lento que informa que o tempo de resposta atual é: algumas horas. É o péssimo atendimento escancarado. Pior ainda é que na maioriaa das vezes respondem e somem, não concluem a informação ao consumidor. O garoto propaganda da elements deveria ser o mestre dos magos.
E agora vamos para relatos de usuários que parecem até brincadeira de tão absurdas as histórias.
[Caso 1] – Julio – +3 meses sem receber a cadeira
Comprou uma Sophy em 8/11/2023 (Pix – a vista), até dia 26/02/2024, pasmen.. ele não tinha recebido o produto até então. Ele cancelou a compra e executou uma consultoria comigo para um nova cadeira, e claro, o único requisito era “não pode ser da Elements”.
Julio reclamou muito que sempre ele que tinha que procurar a empresa, nunca a Elements entrava em contato com ele para dar um parecer do pedido. Meses e meses tentando, sempre era uma desculpa esfarrapada e nada do pedido.
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[Caso 2] – Carlos – 2x recebimento de cadeiras Lunari de baixa qualidade
Comprou uma Lunari (linha gamer), a cadeira chegou praticamente como usada. Em péssimas condições de embalagem do produto. Devolveu e pegou outra Lunari.
Na 2° cadeira recebida, a Lunari veio com problema de lote de bloco de espuma, mais mole que bloco de espuma de cadeira barata de 600,00 no mercado.
Devolveu e pegou outra cadeira de outra marca, pois já não tinha mais confiança na marca Elements.
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[Caso 3] – Miguel- 5 meses para resolver um RMA – suporte garantia
Comprou uma Astra em 2023, recebeu com peça danificada. Teve que abrir uns 4 tickets pois nunca era resolvido, sempre davam uma desculpa (Black Friday, alta demanda..). Porém, a abertura do ticket foi em agosto, sendo resolvida apenas final de dezembro.
Depois precisou comprar nova cadeira nesse mês de março/24, entrou em contato comigo e o único requisito era “não ser Elements” pela dor de cabeça para resolver pós venda.
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[Caso 4] – Roger – +4 meses sem receber a cadeira e informações falsas de entrega
19/11 – (Black Friday) comprou um Magna Knit (promessa de 2 dias úteis a entrega)
20/11 – Recebeu um e-mail que foi “faturado”.
24/11 – Entrou em contato com a Elements para saber se estava tudo certo com o pedido, informaram que assim que emitissem a NF (que já estava emitida) a transportadora já iria coletar e fazer a entrega. (JAMEF).
24/11 – Recebeu a NF faturada e ele começou a acompanhar a entrega no site da JAMEF, porém, estranhamente o rastreio apontava para uma mercadoria já entregue em outra data e ano no site da Jamef. Porém, um colaborador da Elements (Henrique), disse que estava tudo certo, que já estava com a transportadora e o atraso era devido a Black Friday.
05/12 – Ligou para JAMEF, e para surpresa, a atendente informou que o produto não estava liberado para retirada. A Elements não tinha liberado a mercadoria para a coleta.
05/12 – Tentou alguns contatos com a Elements sem retorno por eles.
06/12 – Persiste em tentar contato com a Elements. Ele consegue conversar com a Colaboradora Brenda, e ela informa que houve uma falta de “integração” com o sistema, e permitiu comprar um produto que não tinha estoque. A solução que ela deu era: Ou cancelar o pedido, trocar de produto ou aguardar o produto chegar em estoque em JANEIRO. Como ele já estava com viagem marcada, ele decidiu esperar o produto chegar. Porém, assim que retornou da viagem e nada da cadeira, ligou dia 13/01/24 para Elements (Juliana), e mais uma surpresa, a cadeira não iria mais chegar em JANEIRO, apenas em final de FEVEREIRO, e pior… que não iria chegar a cadeira escolhida do cliente. Nova apresentação de solução pela funcionária Juliana: Estorno, troca pela knit grafite ou linho black. Escolhida: Linho Black.
14/02 – Roger recebe um e-mail recebido da Elements para avaliar a cadeira recebida há 86 dias atrás.
14/02 (mesmo dia) O mesmo inconformado manda mensagem questionando esse e-mail, e nada de resposta pela Elements.
19/02 – Abri um ticket com a Elements (Ticket atendido pelo Henrique), simplesmente o colaborador fecha o ticket sem feedback algum ao cliente.
19/02 – Indignado, Roger reabre um novo ticket (atendido novamente pelo Henrique), e ele informa que a data de previsão de novo estoque era 25/02, era dia 27/02, nada de mensagem, retorno e nada de cadeira.
Em resumo: Era para chegar dia 05/12, foi para metade de janeiro, depois para 25/02, e até dia 27/02 nada da cadeira para o cliente ou retorno sobre previsão de entrega. Se isso não é tortura psicológica com o cliente eu não sei o que é.
Agora vamos a um relato meu de experiência recente com a marca (após o 1 vídeo postado)
[Caso 5] João – Má fé, Não cumprimento do CDC, Informações falsas, retaliação, 3x gaveteiro com avarias, etc..
12/01 – Recebo a compra do Gaveteiro Herr Elements, porém, cheio de marcas na parte de baixo, envio um e-mail relatando o problema (inclusive dando dica para resolver o problema que estava na cara que é de acondicionamento do produto para o transporte) e mandando fotos para eles.
25/01 – Decidem me retornar um e-mail oferecendo um novo.
01/02 – Recebo o 2° gaveteiro, porém, pior que o 1° recebido na parte de marcas na parte de baixo (mesmo problema já que a acondicionamento permanece o mesmo) colocam a culpa na transportadora, mas a culpa é deles pela péssima embalagem x peso produto.
05/02 – Eles querem que eu devolva os dois gaveteiros para uma terceira troca, como eu precisava urgente, disse que iria ficar com o “menos pior”.
09/02 – O setor de “encantamento” informa que será enviada uma NF de devolução de 1 gaveteiro, e que após essa NF enviada ao meu e-mail, devo aguardar a coleta em até 8 dias úteis a partir da data de emissão da NF.
19/02 – A transportadora aparece de surpresa para coletar o item, porém, a Elements não tinha enviado a cópia da nota de devolução até então, tive que negar a coleta e solicitar a nota que falaram que iriam enviar por e-mail que nunca chegou.
20/02 – Durante esse processo, eu percebo que realmente vou precisar de 2 gaveteiros, e decido comprar um novo gaveteiro. Antes disso, tentei negociar o avariado que recebi (se dessem um desconto claro), negaram qualquer tipo de desconto mesmo com custos e perda de valor das condições do item recebido. Nesse mesmo dia, recebo a NF de devolução de 1 gaveteiro.
20/02 – Com a negativa, e precisando de um 2° gaveteiro urgente, decido fazer um pedido da Amazon do mesmo. Pagamento aprovado e tudo certo pela Amazon.
21/02 – A Elements CANCELA o pedido alegando FALSAMENTE para a Amazon que o produto foi avariado no transporte. Que eu poderia fazer novamente o pedido que iria faturar normalmente, culpam a transportadora.
22/02 – Decido então fazer a compra por um cadastro de outro parente, pois acreditava que poderia ser retaliação pelo 1° vídeo publicado no YouTube recente sobre a Elements na lista negra. E surpresa, eles cancelam a compra desse pedido mesmo que por cadastro de outro cliente da família.
Dentro da Amazon respondem isso abaixo, mas a cliente não tem nenhuma tratativa de garantia pois é o 1° contato de compra com a marca.
26/02 – Nova tentativa de compra, aprovado tudo certinho pela amazon…. novo cancelamento pelo usuário JANAINE (familiar). Até aqui já era a 6x tentativa de compra entre o meu cadastro e de familiar.
Envio essa mensagem para o e-mail, já que aqui a empresa age de má fé e contra o CDC
26/02 – A empresa teima e me informa que eu só vou poder comprar novamente, caso troquem os 2 gaveteiros danificados. Porém, em nenhum momento o processo foi travado por mim, eu fiquei aguardando a coleta do gaveteiro pela transportadora.
Imagine você, comprar de uma empresa e receber um produto danificado, e você não pode comprar qualquer outro produto, até que a empresa resolva a pendencia do produto anterior? Isso não existe. E pior ainda, sendo a Elements essa empresa, já que ela é toda desorganizada, lenta, mente informações, etc… Isso é ridiculo.
Detalhe: Já tinha falado que iria ficar com o “menos pior”, devolvendo apenas 1 gaveteiro. Sendo que dia 20/02 (6 dias atrás dessa data, a Elements tinha me enviado a NF de devolução contendo apenas 1 gaveteiro na NF… então, como queriam que eu devolvesse 2 sendo que a própria NF deles era para 1 gaveteiro? – Bagunça total na empresa)
26/02 – Por sorte, a transportadora coletou o gaveteiro no final do dia com a NF emitida pela Elements.
27/02 – A elements confirma a coleta de 1 gaveteiro, e me oferta 100,00 de devolução por ter ficado com o primeiro avariado.
Mas por que a empresa não me ofereceu desconto para ter ficado com os 2 de uma vez lá no começo e tinha resolvido tudo isso???? Sendo que EU tinha pedido um desconto para ficar com eles mesmo avariados???? É muito esforço para o cliente ter ódio da marca. Ao invés de encantamento, tem que mudar para DEsencantamento.
E após tudo isso, depois de muitaaaaa dor de cabeça… recebi o meu 3 gaveteiro da marca.. e o mais engraçado?
Será que pede música no fantástico se receber 3x o produto com os mesmos problemas? Sim! O mesmo veio com os mesmos problemas que os anteriores. TODOS os 3 gaveteiros vieram avariados.
Envios/Despachos “Fakes”
Outra informação importante, é que a Elements tem um sistema de disparo de mensagem de envio de produto falso. A empresa coloca no sistema como o produto foi “despachado”, mas você liga na transportadora e o produto nem existe com eles.
Meu último pedido foi feito dia 27/02 para entrega dia 6/03, dia 28/02 (um dia após o pedido) já estava no sistema como “despachado” na amazon e envio de SMS da própria Elements para o meu celular. Mas o envio foi após a data máxima de entrega.
Pode ser que eu tenha esquecido até outras partes, mas tudo se resume a atendimento lixo do pós venda, logística, produtos com defeitos, informações inveridicas/falsas, ações contra o CDC, entre outros problemas observados nas reclamações do ReclameAqui.
O que resta a marca?? Ficar enviando produtos para influenciadores que “caindo o pix” na conta ou recebendo o produto, elogiam qualquer porcaria no mercado.
Realmente, sobre a Elements na atualidade um conselho.. FUJAM!
Sem mais!
Abraços Cadeirudos