Não comprem cadeiras ELEMENTS

A Empresa Elements vem crescendo de forma rápida, porém, esse crescimente está vindo com uma enxurrada de reclamações dos clientes. A empresa vem se preocupando em melhorar muito a parte estética (externa) aos consumidores, com participação em feiras, patrocínios de eventos diversos, melhoria absurda no visual do site, padronização na estética nas redes sociais, enviando cadeiras para “influenciadores” que falam bem de tudo que é produto recebido, etc. Mas no final, um dos pilares mais importantes nunca é melhorado, o suporte pós venda.

A empresa parece sempre perdida, atendendo mal os clientes, resposta péssimas e inconsistente, afirmações falsas de envio de produtos, demora de resposta do whatsapp por mais de 7h de atraso (pior que bancos digitais que tem milhares de atendimentos por dia), venda produtos que não possuem estoque, falta de transparência com parceiros, falha na ficha técnica do produto no site, e outros problemas que sempre tiveram na raiz cultural da empresa com seus altos e baixos. E pior, os produtos oscilando demais de qualidade a cada momento (lote).

Um exemplo é a melhor cadeira na linha gamer deles, a Lunari, que tinha de tudo para ser a “TOP” do mercado. Que em teoria possuia uma das melhores espumas do mercado com densidade de 75D no bloco, mas que vários lotes provam que estão chegando com uma espuma mais barata que cadeira de R$500,00 no mercado, chutando alto algo no máximo em torno de 30D. Você aperta a espuma do assento e do encosto, e consegue a façanha de conseguir tocar os dedos entre o bloco de tão medíocre que é a espuma utilizada em seus produtos. Isso é prova da falta de controle de qualidade de seus produtos, a falta de um monitoramento constante interno dos produtos que eles adquirem dos seus péssimos fornecedores sem padrão algum, e que posteriormente colocam esses produtos no mercado e o cliente que acaba assumindo a “bucha” que recebeu. Infelizmente, muitos destes, nem percebem isso na hora para devolver no prazo legal de 7 dias do recebimento do produto (para compras online) e acabam ficando com o produto.

A Elements já faz um bom tempo que esta nas piores notas do ReclameAqui em seu segmento, e nunca consegue sair da lama. Continua com os mesmos problemas enquanto o foco fica apenas em embelezar o seu site, mas no final, o que importa mesmo, que é o atendimento do clientes e o fornecimento de produtos de qualidade, nisso eles estão penando já faz um bom tempo. Não é por menos que apenas 40% voltariam a fazer negócio com a empresa, e a nota média do consumidor é 4,8.

Imagem: Nota ReclameAqui Elements (Dia: 09/01/2024)


Além disso, no Mercado Livre não é diferente, nem link de afiliado o influenciador consegue tirar com a loja oficial da marca pois o ML já marca a empresa como “Não oferece um bom atendimento.” E classifica ela com a tarja VERMELHA, uma informação útil que o Mercado livre oferece ao consumidor de “lojas para não se comprar“.

Acham pouco ainda? Na amazon, no último mês, 50% dos usuários deram nota 1 para a empresa após a compra do produto. Aqui vale mencionar que foram apenas 8 classificações, porém, mesmo assim é um número proocupante em um universo tão pequeno, ainda conseguir sair com metade dos usuários insatisfeitos.

No Magalu, a Sparta Gamer Shop, que é um outro CNPJ da Elements que vende para pessoa fisica, também tem uma nota péssima no atendimento.

Sendo assim, a Elements é a primeira empresa em 2024 a entrar na lista negra da indicações. Não sendo mais uma marca a ser indicada pelo canal. Quem sabe em outro momento voltamos a falar dela (ainda vou postar o vídeo no canal sobre esse post nesse mês), mas somente quando realmente a marca voltar a ter produtos descentes e com um atendimento mínimo aceitável ao público consumidor. Afinal, vender qualquer um vende, mas prestar assistência e ofertar bons produtos, isso sim é raro hoje nesse segmento.

Atualmente, a imagem da empresa esta tão ruim, que até nas consultorias, os usuários quando mencionam a marca, já logo falam algo do tipo “[…] estava pensando na Elements, mas vi um monte de reclamações […]”. A marca literalmente virou sinônimo de DOR DE CABEÇA pelos usuários do mercado, e criando até mesmo haters nas comunidades online de compras.

Já tive contato com muitos colaboradores da Elements, possuem (ou possuiam) boas pessoas no quadro. Mas precisam realmente organizar a casa, crescer com responsabilidade e solidez de uma boa marca. E não faturar, faturar, faturar… e depois abandonar os stakeholders envolvidos ofertando produtos de baixa qualidade, e pior, prestando um servico pós venda pífio aos clientes na ponta da linha. Afinal, são esses que vão realmente fazer a empresa crescer de forma saúdavel ou não, são esses que vão divulgar ou bloquear os produtos da empresa para amigos, conhecidos, parceiros através da divulgação “boca a boca” da marca ou avaliações na internet (blogs e comunidades). São exatamente esses que criam a “fama” da marca a médio e longo prazo. Fora isso, é claro, precisa executar um monitoramento constante da qualidade dos produtos entregues por seus fornecedores.

Já deu tempo de sobra para acordarem para isso, a marca precisa urgente sair dessa lama. Investir em pessoas, melhor atendimento, melhores práticas, sistemas, métodos internos… caso contrário, se permanecer com essa má fama por um tempo ainda mais longo, vai enraizar e ser muito mais custoso reverter a sua imagem ruim, ou até mesmo impossível. Virando logo uma chacota igual da famosa marca CCE no Brasil, uma das gigantes que foi caindo, caindo… até virar a “CCE” = Começou comprando errado.

Sem mais!

Abraços Cadeirudos.

Cadeira Certa
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